terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Desvendando os MULTÍMETROS !!!!!!

Aprenda a utilizar este equipamento de forma simples e rápida.

Um multímetro é um equipamento que tem a finalidade de medir as grandezas elétricas como tensão, corrente, resistência, frequência, etc.Ou seja, este equipamento concentra a função de vários outros equipamentos em um só.Os multímetros são divididos em duas categorias : os digitais e analógicos e cada um deles tem suas características próprias.

Multímetro Digital ou DMM (digital multi meter - em inglês)


Este Multímetro é de fácil manuseio pois todas as funções são concentradas em uma chave seletora bastando apenas muda la durante os teste.Uma coisa não devemos esquecer é que este equipamento não aceita falhas e qualquer teste errado causará a queima do mesmo. A precisão deste equipamento é muito boa pois os valores apenas são apresentados no display e é bastante aplicado em bancada de teste de eletrônica.







Multímetros analógicos

Estes multímetros são muito utilizados em bancadas para eletronica e apresentam um ponteiro no mostrador ,que se movimenta indicando o valor que iremos testar.Neste equipamento, não temos uma precisao muito boa, pelo fato da leitura ser feita pelo ponteiro, coisa que no digital não acontece


Alicates Amperímetros

No alicate amperímetro temos uma garra que é utilizada para medir a corrente elétrica em condutores carregados, sem a necessidade de interrupção do circuito para realizar o  teste. As demais  funções são semelhantes aos multímetros.









Entenda as escalas do multímetro e para que servem.

O multímetro e composto por escalas que são utilizadas para mudar  os testes que iremos fazer. Fique atento cada multímetro tem suas características, mas as escalas são as mesmas.logo aprendendo em um multímetro simples você saberá manusear um multímetro mais caro.

Escalas
Observe na imagem ao lado a indicação do que é cada escala.
Tensão Alternada: Para medir tensão em CA, você deve apenas mover a chave seletora para a posição de 250V ou 750V na escala V~.O que importa é que nesta escala você deve começar a fazer o teste sempre com o maior valor de escala nos multímetros.pois imagine a situação: você vai medir uma tomada e não sabe qual e a tensão da mesma, você coloca na escala de 200V pensando que a tomada possa ser 127V, ma a tomada é 220V.com isso seu equipamento não suportara o teste e poderá queimar.
Observe.
Teste de tensão na tomada, observe a escala
Observe a posição da chave seletora.
Tensão continua 
Para medir tensão em CC, você deve colocar a chave seletora na posição DCV  e não se esqueça sempre de começar os testes da maior escala ate a menor escala.:
Tensão continua, observe a escala.
Posicione as pontas de prova em paralelo com o circuito

Corrente Elétrica
Para medir corrente, devemos mudara posição das pontas de provas e liga las em série no circuito, para que toda a corrente passe pelo aparelho e seja medida e mostrada no display.
Observe.
Entretanto essa ligação é feita apenas em multímetros que não contam com a garra, (que é o caso dos alicates amperímetros).









Quando vamos medir a corrente com um alicate amperímetro, devemos apenas colocar na escala ACA e utilizar a garra ou alicate para "abraçar" os condutor FASE.
NOTA; para medir corrente, você deve "abraçar" um condutor apenas, pode ser o FASE ou o NEUTRO. Caso você "abrace" os dois, a corrente sera mostrada como 0000, no display.

Entenda como funciona:
Quando a corrente passa pelo condutor ela cria um campo magnético girante ao redor dos condutores.no momento que colocamos apenas um condutor na garra do alicate, ele consegue monitorar a intensidade do campo magnético que passa pelo condutor, fazendo assim a medição que é mostrada no display.E quanto maior for a corrente , maior será o campo magnético. Não devemos medir dois condutores juntos pois os campos magnéticos se anulam e não é possível fazer a medição.


Resistência
É possível medir valores de resistência com o multímetro.mude a escala para Ω.Neste teste podemos começar da menor escala para a maior.


Não coloque os dedos nas pontas durante os testes
Observe que para medir resistência, devemos posicionar as pontas de prova em cada extremidade do resistor e não tocar nas pontas, pois a resistência da pele pode influenciar na medição


Observe na próxima figura as escalas para resistência.

Escalas para resistência



Fique Atento
Não faça teste de tensão CA e CC com o multímetro na escala de resistência, isso causará a queima do equipamento.





Continuidade

O teste de continuidade serve para verificar se um condutor esta em segmento no circuito ou está rompido.este teste é feito com aviso sonoro ou visual ouvindo se um bipe quando ha continuidade.
Para testar continuidade, devemos colocar
 as pontas de prova em cada extremidade
do condutor a ser testado 
este teste também é utilizado para testes de diodo, onde é apresentado no display a quada de tensão em cada diodo.














Qualquer dúvida podem comentar.

11 comentários:

  1. Obrigado Prof. Solimar por sua contribuição, tenha certeza que suas explicações são de grande valias a todos interesados.

    Forte abraço,

    Att, Sebastião Pinho
    Email: sgp.sebastiaopinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor, obrigado pelos esclarecimentos.

    Só não achei a escala chamada de RX1.

    Pode me ajudar?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. mírian...
    olá pessoal, comprei um multimetro semiproficional, e queimei a escala de resistencia do diodo,2k 20k 200k acontece que o 2m 20m 200m mede normal, eu poderia medir com eles as peças na placa de notbook, mosfet, resistor...
    Quem puder me ajudar com urgencia agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. lucas Ricardo gay soh pode

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. bate uma pro meu prof adilson

    ResponderExcluir
  8. Estamos aprendendo em sala a meche em multímetro com o professora Adilsinho ursão, ele está nos encinando a a mecher ele sabe bem oque faz com a gente, não vou dizer que ele mora em União da Vitoria

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá,qual escala corresponde a X1 do multimetro analógico no multimetro digital?

    ResponderExcluir

NBR 5410 REV 2008 - BAIXE AQUI

A biblia do eletricista agora ta aqui com a ultima versao atualizada. so baixar. NBR-5410 REV 2008