quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Construção e funcionamento de um motor trifásico

Veja o vídeo abaixo:



Construção

Um motor trifásico é constituído por varias partes fixas e móveis que são projetadas para ter o melhor desempenho possível minimizando as perdas.No vídeo acima vamos estudar um motor trifásico da WEG.

  • O primeiro componente é a TAMPA DEFLETORA que tem a finalidade de direcionar o ar para frente do motor que é movimentado pelo ventilador.
  • A segunda parte é o VENTILADOR que tem a função de agitar o ar em todas as direções.muitas pessoas pensam que o ventilador joga o ar para o motor mas na verdade aqui neste motor ele somente movimenta o ar, a curva na tampa defletora que impulsiona o ar para a frente do motor.
  • Logo em seguida temos a TAMPA TRASEIRA, que é o local onde fica o rolamento traseiro que segura o eixo.esta tampa é vedada impedindo a entrada de Água no motor (isso vai depender da classe de isolação do motor).

  • O ROTOR é a parte girante do motor e ele é composta pelo eixo ,rolamento dianteiro e traseiro, gaiola de esquilo isoladas entre si  e as barras de curto circuito.O rotor segue o campo magnético girante criado pelas bobinas no estator,quanto maior for o campo , maior será a velocidade.
  • A CAIXA DE LIGAÇÃO  é o local onde encontramos os terminais de ligação do motor.
  • A CARCAÇA CENTRAL é o corpo do motor, nela fica localizado o ESTATOR que é um conjunto de chapas magnéticas que são envoltas por fios em forma de bobinas que tem a função de criar o campo magnético girante que induz o giro no rotor.
  • E para finalizar temos a TAMPA DIANTEIRA que é o local onde fica o rolamento dianteiro que suporta o eixo central e tem a função de diminuir o atrito das partes móveis.


Resfriamento

Continuando o vídeo podemos ver como funciona o sistema de resfriamento do motor que é feito  através do ventilador.Como foi dito antes o ar é agitado pelo ventilador que é direcionada para a frente do motor pela tampa defletora, no momento que o ar se movimenta ele é canalizado pelas aletas existentes na carcaça do motor.


Campo Magnético

O campo magnético dos motores trifásicos são criados quando a energia passa pelas bobinas que estão localizadas no estator.cada grupo de bobinas é responsável por criar um campo com polaridade norte de um lado e sul do outro.cada bobina vizinha cria um campo semelhante.como podemos ver no vídeo, vamos colocar uma fase em cada bobina. e ver a polaridade do campo que surge no seu interior.Quando colocamos duas fases podemos ver o campo circulante que se forma mas ainda sem direção(neste momento o motor não gira ele emite um zumbido muito característico da falta de fase).
No momento que colocamos as três fases podemos observar que o campo começa a circular e é esse campo que magnetiza o rotos fazendo assim com que ele seja puxado seguindo o sentido da rotação.



Um comentário:

NBR 5410 REV 2008 - BAIXE AQUI

A biblia do eletricista agora ta aqui com a ultima versao atualizada. so baixar. NBR-5410 REV 2008