domingo, 5 de fevereiro de 2012

Tipos de Corrente

Hoje vamos aprender a diferença entre 


Alternating Current 
(Corrente Alternada)
 Direct Current 
(Corrente Direta)

Todos nos já ouvimos falar que pilhas e baterias  não dão choque e que se enfiarmos o um prego na tomada "idiotice é claro!",  corremos o risco de morrer eletrocutado.Esses fatos ocorrem pois falta conhecimento no dia a dia das pessoas.Podemos enfiar um prego na tomada e nao tomar choque e podemos colocar uma pilha na boca "mais uma idiotice!" e morrer com um choque diretamente na lingua.Mas como isso é possivel?? Vamos ver!!!

Geração da energia

No processo de geração a energia passa por várias etapas onde em todas elas ela sofre algum tipo de transformação capaz de mudar seu valor de tensão, frequência, entre outros.

Vamos observar o esquema de uma usina hidrelétrica:


A água passa através de uma tubulação que é ligada a um reservatório onde  a força das águas movimentam uma turbina (vamos falar dos tipos em outro post) que esta ligada através de um eixo a um gerador normalmente trifásico.Quanto maior for o gerador , maior sera a capacidade de geração da usina. A energia gerada e transmitida pelas linhas de transmissão que fazem a ligação entre os pontos de distribuição nas subestações das cidades.

No gerador o movimento da turbina faz eixo girar movimentando um grande imã dentro de bobinas eletricamente ligadas a terra.

Como vocês podem ver o eixo é ligado ao rotor que é composto por dezenas de imãs que giram dentro do estator onde estão posicionadas as bobinas que irão absorver o campo magnético e impulsionar os elétrons pelos fios condutores.
E é nesse ponto que nos começamos a desvendar o tema chave desse post.
Quando a energia sai do gerador ela é gerada em C.A - Corrente Alternada  ou  A.C Alternating Current, onde três fases são  defasadas em 120º cada, fluem pelos fios e cabos da subestação até as nossas casas.

Corrente Alternada

A corrente alternada foi criada por Nicola Tesla e recebe esse nome pois o seu valor "alterna" ou varia entre o polo positivo e negativo um determinado numero de vezes por segundo.As vantagens da AC é que podemos enviar uma grande quantidade de energia a longas distâncias através  de condutores com uma secção pequena (diâmetro).E isso faz com que a AC seja mais vantajosa em alguns pontos do que a Corrente Continua.
Quando observamos a corrente em um osciloscópio, podemos ver como a corrente flui do polo positivo para o negativo um certo numero de vezes por segundo.essa variação chamada de frequência em homenagem ao Sr.Henry Hertz é definida como a quantidade de ciclos (mudanças) que ocorrem em um segundo.No Brasil a frequência padrão é de 60Hz, na Argentina é 50Hz e isso se aplica a vários países pelo mundo afora.

Observe:
Neste gráfico podemos observar que a onda passa pelo polo positivo e pelo negativo em um determinado tempo isso é a frequência na Corrente Alternada.
Veja este vídeo:

No vídeo  podemos ver como é a frequência em apenas uma fase do gerador.

Quando temos duas fases, a corrente se comporta da seguinte forma:
Enquanto uma das fases está no semiciclo positivo a outra esta no semiciclo negativo, conduzindo assim os elétrons pelo condutor.

Mas na geração é fabricado três fases,e elas se comportam da seguinte maneira no osciloscópio.


Corrente Contínua 

A  corrente contínua foi estudada pelo cientista Thomas Edison é  encontrada em pilhas e baterias de automóveis com tensões que variam de 1vcc até 48vcc ou mais ,e uma das suas vantagens é sua facilidade de uso, até muito tempo atras as linhas de transmissão transmitiam Corrente Continua e posteriormente foi substituída pela Corrente Alternada pela sua facilidade de conversão.
Uma grande desvantagem da Corrente Continua é a distancia em que ela pode ser transmitidas.Pelo fato de ter polaridade a energia é conduzida por um condutor e retorna por outro condutor denominados positivo e negativo respectivamente.Com isso toda a energia para circuitos são injetadas pelo positivo e retiradas pelo negativo.Sendo assim os condutores do circuito devem ser maiores do que se fosse para a C.A, pois conduzem uma maior potencia.para confirmar esse fato observe os cabos da bateria de um carro: ele conduz cerca de 12vcc a uma corrente de 60A.Já nos postes podemos ver fios bem mais finos capazes de conduzir cerca de 127vca ou 220vca a uma corrente de ~15A ou ~20A(podendo ser mais ou menos).

Veja este vídeo:
Como você pode observar, existe uma diferença muito grande na corrente continua em comparação a corrente alternada. Na DC ou CC, não possui frequência (variação).


Sendo assim porque a corrente continua não da choque?
Na verdade a DC ou CC , da choque sim, só é mais difícil pois não possui frequência e a tensão ser relativamente baixa (12v,24v,48vcc), mas em tensões de 400vcc ou 600vcc, já podemos ter choque relativamente dolorosos.Sendo assim, nunca coloque pilhas e baterias na boca para ver se estão boas elas contem mais do que o necessário para matar uma pessoa.


Materiais úteis:
Apresentação: Princípios da Corrente Continua
Apresentação: Princípios Da corrente Alternada

Bom qualquer coisa nova (upgrade) eu posto aqui.

Espero que gostem ou mesmo que ajude em seus estudos.

Bons estudos galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NBR 5410 REV 2008 - BAIXE AQUI

A biblia do eletricista agora ta aqui com a ultima versao atualizada. so baixar. NBR-5410 REV 2008