sábado, 19 de janeiro de 2013

Manutenção rádio Cobra 148GTL NEW MODEL

Olá amigos.

A finalidade deste post é mostrar a manutenção de um rádio px cobra 148GTL NEW MODEL.
Esse rádio é uma réplica do verdadeiro cobra 148gtl, sendo o new model lançado em 1990 pela empresa MIDLAND.
Este equipamento possui 120 canais, AM,FM,USB E LSB,sendo possivel o uso de canais positivos e negativos tambem.
Em sua saida temos 4 watts em AM e watts em USB/LSB.


Com alguns pequenos ajustes em seus potenciometros,podemos aumentar um pouco sua saida de 4 para 7watts e em usb/lsb nem medi (&:)kkk).

Informações uteis antes da manutenção.


  • tensão de alimentação : 13,8vcc
  • corrente nominal: 5A(AM) 8A(USB)
  • Transistor de saida 2sc 1969.
  • Excitador de potencia: 2sb823 ou 2sa1012
  • comutador entre tx/rx: ba4558
  • Alto falante: Alnico 3W/8Ω 



Na foto acima vemos o rádio no estado original de fabrica ( sem modificações).Qualquer problema é so voltar na posição original.

logo abaixo temos a foto dos potenciômetros alterados para termos um ganho na saida.

Observe que a bobina que esta abaixo do fio vermelho (saída para a antena), esta esticada. faça isso apenas nessa bobina.
Algumas pessoas me perguntaram sobre alguns possíveis problemas nesse rádio, afinal de contas nem todo mundo tem um desses e quem tem não tem muita informação sobre como consertar Então vamos lá.


Nesse rádio temos o comutador entre tx/rx que é feito por um ci BA4558 ,localizado pelo circulo vermelho na foto.
Logo ao lado temos um regulador de tensão simples o 7808 que alimenta o ci de amplificação do áudio.O ci ta7222 é responsável pelo áudio do rádio e apenas isso.no mercado é um pouco complicado encontrar esse ci e por isso podemos substituilo pelo TDA2003, ao qual encontramos com facilidade o esquema na internet.

O transistor 2SA1012 ou o 2sb823 é o chaveador de  corrente para o ci 2sc1969 que é a saida do radio.Quando o ptt é apertado o comutador ba4558 que é um amplificador operacional duplo, muda o estado do radio de rx para tx, mandando um sinal para o 2sc1012 que alimente a potencia de saida do radio, ou seja se o seu rádio esta apenas recebendo e nao esta enviando uma boa tentativa é a troca do ci 2sb823 por um 2sa1012 que é barato e de fácil acesso no mercado.


O ci de saída 2sc1969 não pode ser substituido e deve estar isolado do chassi junto com o ci 2sc1883 que é um ci complementar para a potencia final do radio.


PROBLEMAS E SOLUÇÕES:

RÁDIO NÃO TEM TX>>>> troca 2sb823 por um 2sc1012 ou trocar o ci 2sc1969.
RÁDIO NÃO COMUTA RX/TX>>>> Trocar BA4558.
RÁDIO NÃO SAI SOM>>>>Trocar TA7222,7808(verificar se o mesmo esta soltanto 8v na saida).
RÁDIO NÃO RECEBE E NEM TRANSMITE>>>> TROCAR 2SC1969 e/ou 2SC1883.



Ppessoal espero ter ajudado.
Qualquer duvida é só perguntar.






























65 comentários:

  1. Legal...

    Pergunta: e pra acabar com o "choro" do Cobra 148 GTL em SSB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou buscando essa façanha, e assim que conseguir postarei aqui.Obrigado pela atenção

      Excluir
  2. Excelente postagem! Estou com um equipamento desses aqui e gostaria de saber como faço para chucrutar o mesmo? Pois já pesquisei sobre esse radio e o conteudo mais completo que encontrei foi aqui! O pll dele é o motorolla MC145106P! Desde já agradeço por qualquer empenho de sua parte! Fabiano Terra de Souza, e-mail fabianofui@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. queria saber se tem jeito de acabar com o chororo desse radio obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou buscando essa façanha, e assim que conseguir postarei aqui.Obrigado pela atenção.

      Excluir
    2. No Caso do Alan87 o chororo esta na baixa tensão no PLL que pode ser monitorada e ajustada com um multimetro e atuando na bobina L17. Elimina por completo o chororo que ele tem em algumas bandas.

      Excluir
  4. Olá, eu gostaria de saber como que eu posso ligar o VU do new model 148, pois ele está com três fios soltos, o marrom que e ligado na chave do squelch, um branco que é ligado na chave do cwr e o amarelo que é ligado na lâmpada do VU.
    agradeço se poder me ajudar!

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Solimar, eu estou precisando do esquema desse rádio, tenho um com defeito e queria conserta-lo, será que o senhor tem, se tiver agradeço se publicar, um abraço. waldir

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo bom dia!
    estou com esse defeito no meu cobra 148 gtl: não tem RX, a não ser um outro radio na bancada ai ele rceber, quando coloca antena não recebe nad anem ten chiado, mas transmite uma blz com audio exelente, como pode me ajudar.
    Obg! Aurelio Moreira
    Beberibe -Ceará
    85-99521831 TIM

    ResponderExcluir
  7. O amigo Moreira, verifique C31,C32,C34, se não achou o defeito verifique os diodos D12,D13,D14,D16, se não achou o defeito, teste TR14, esse defeito em alguns rádios é sempre em C31. Não mexa em outro circuito do rádio o defeito é na entrada de sinal de antena de RX, baixe o esquema aqui http://www.cbtricks.com/radios/cobra/148gtl/graphics/cobra_148gtl_sch_redraw.pdf boa sorte, espero que conserte seu 148, abraço. Waldir

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber informacao para chucrutar esse equipamento quero ver se ele desce mais a frequencia
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. ola turma , estou com um gtl 148 com baixo audio em am, ja na banda lateral rx normal , somente em am , o ganho não atua. ja teste varois inten .qual seria a opinião sobre este defeito.

    ResponderExcluir
  10. Amigo, tenho um cobra 148 gtl que, depois de tentar mudar o chucrut ele parou de dar sinal (não recebe, não transmite - creio eu - aliás, ele não produz nenhum ruido), será que ainda tem conserto? o modelo é 148GTL D (Fcc ID: BBOK3K2148GTL
    alexandredasilva5773@gmail.com Abraço

    ResponderExcluir
  11. ola amigos bom dia estou com cobra 148 gtl e quando carrego na portadora sai som do micro no altifalante do radio em modo cb

    ResponderExcluir
  12. ola amigos alguém me pode dizer porque sai som do microfone no altifalante do radio cb cobra 148

    ResponderExcluir
  13. Boa postagens sobre esse equipamento, mas será que alguém consegue me instruir como destravar o clarifer desse rádio para transmissão? Pois o meu uso com um transconversor para 40 mts e ele não transmite exatamente onde escuto da uma diferença de 3 khz. Ja achei algo na net mas não bate com esse equipamento o famoso cobra 148 gtl cara preta.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Eu mesmo perguntei depois acabei descobrindo por outras fontes então resolvi postar aqui para que caso alguém estiver com a mesma dificuldade vai a dica:
    Para quebrar o queixo do Rádio Cobra 148GTL Cara Preta New Model vc retira o trimpot de ajuste de frequência dele 50K que olhando o radio de frente é o primeiro a esquerda próximo do cristal que fica alinhado com a terceira bobina toko da esquerda para a direita e também retirar o fio verde do clarifer que vai ao centro do potenciometro. Soldar outro fio no centro do potenciometrro do clarifer e colocar um resistor em ´serie de 1K ligando diretamente no +8V na saida do regulador 7808.

    ResponderExcluir
  15. Prof. meu bom dia! gostaria de sber porque meu 148 não funciona AM, LSB e USB perfeito

    ResponderExcluir
  16. Prof. meu bom dia! gostaria de sber porque meu 148 não funciona AM, LSB e USB perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo seu radio esta fora de frequencia, precisa alinhar os tanques finais e verificar a largura da banda, ajustando isso ele ficará bom.

      Excluir
    2. Ola amigos, eu tive que vender meu 148 gtl new model, foi um aperto no coracao mas ...essa crise né. siga as dicas dos demais colegas aqui que tudo dara certo em sua empreitada e obrigado por participar.

      Excluir
  17. Ola professor, boa noite, acabei de ler seu post e vi que vc ainda tem o problema do choro em ssb no seu radio. Por isso estou escrevendo pra vc, eu tenho um radio midland 79-265que por dentro é exatamente igual a esse só nao encontrei o estique pro meu radio na internet mas quanto ao audio ele é perfeito. se quiser ver meu radio por dentro, entre em contato comigo atravez do facebook ( Gilberto Giovanoni) que eu mando fotografias detalhadas do meu radio pra vc. acredito que ira conseguir resolver o problema do seu se visualizar o meu. e talvez possa me ajudar com o chucrute do meu radio tb ok! 73

    ResponderExcluir
  18. Ola professor, boa noite, acabei de ler seu post e vi que vc ainda tem o problema do choro em ssb no seu radio. Por isso estou escrevendo pra vc, eu tenho um radio midland 79-265que por dentro é exatamente igual a esse só nao encontrei o estique pro meu radio na internet mas quanto ao audio ele é perfeito. se quiser ver meu radio por dentro, entre em contato comigo atravez do facebook ( Gilberto Giovanoni) que eu mando fotografias detalhadas do meu radio pra vc. acredito que ira conseguir resolver o problema do seu se visualizar o meu. e talvez possa me ajudar com o chucrute do meu radio tb ok! 73

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber com um osciloscopio e um gerador de sinais, quais atividades vou poder fazer no radio.
    GRATO

    ResponderExcluir
  21. Amigo comprei um radio px pelo mercado livre e quando liguei funcionou um pouco e queimou o fusivel, quando troquei o fusivel não funcionou mais, moro em ourinhos/sp e não tenho nenhum tecnico aqui proximo, sera que perdi o radio? o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo José, vc ja consertou o radio? Se não diga a marca e modelo dele e também se vc ligou ele e transmitiu ou somente ligou ele e deixou corujando e queimou.

      Excluir
    2. Olá Marcos. Consertei sim. Mas já faz muito tempo. Até me desfiz do rádio. Ele funcionou perfeitamente após os reparos. Obrigado pela participação.

      Excluir
    3. Olá Marcos. Consertei sim. Mas já faz muito tempo. Até me desfiz do rádio. Ele funcionou perfeitamente após os reparos. Obrigado pela participação.

      Excluir
  22. BOA NOITE AMIGO. O MEU RÁDIO 148 GTL, ESTÁ RECEBENDO DE UM ATÉ O CANAL QUARENTA, UMA SÓ RECEPÇÃO, O QUE PODERÁ ESTÁ ACONTECENDO? ISTO , NA FAIXA DE AM. AINDA NÃO TESTEI EM USB E LSB.

    ResponderExcluir
  23. waldir ou quem puder adudar me tenho um rádio cobra 148 gtl. o mesmo tem o seguinte sintoma:em am normal,em lsb e usb ele da pico de transmissão forte e imediatamente cai bruscamente,e manda menos que em am. só quando solta o gatilho do ptt e aperta e faz a modulação novamente é que manda e já perde novamente a potencia. abraço e agradeço a todos.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite adquiri um super star 2200.antigo e não fecha o squelch.o que pode ser.

    ResponderExcluir
  25. Professor Solimar. Você teria o esquema desse rádio, ou poderia me dizer qual é o valor do resistor R213? Se tiver o esquema e puder passar, lhe agradeço. Meu nome é Paulo e o e-mail é di-pauli@hotmail.com. Obrigado,73.

    ResponderExcluir
  26. Paulo boa noite! Se vc tiver se referindo ao esquema do Radio Cobra 148 GTL Cara Preta New Model o resistor R213 é 270R 1/2W de carbono (Vermelho,Vioteta,Marron) Quanto aoesquema se ainda estiver precisandotenho por aqui e-mail py2mxh@gmail.com - Forte 73.

    ResponderExcluir
  27. Esquema elétrico GTL148 Cara Preta New Model ,
    https://www.4shared.com/zip/rEx2-Z0_ce/Cobra_148_GTL_NEW_MODEL___MIDL.html

    ResponderExcluir
  28. Indicação de Esquema elétrico GTL148 Cara Preta New Model,por PU2SXB De Souza,73 a Todos.

    ResponderExcluir
  29. Amigo estou aom um cobra 142 gtl, rádio lindo tem uma recepção muito boa. Ainda não abri pra ver pois recebi ontem mas já notei um problema. Em AM tem portadora mas não áudio e em SSB não aparece nem portadora pois neste caso o áudio é que dá a portadora. Já troquei o ptt e não resolveu. coloquei outra radio cobra 22 plus a uns 10m de distância gravando e chamei do cobra 142 gtl e gravou bem baixinho e em LSB também recebeu porém bagunçado pois o 22 plus não tem banda lateral. Amnhã vou baixar os esquemas e ver se tem algo de errado...algum trimpot fechado mas tenho que saber o local certo. Amigo tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  30. Solimar meu 148 gtl só chega limpo para os outros se eu muda a chave para a posição cal ou swr se não estiver em uma dessas eu escuto normal mas qdo eu falo ninguém entende só chega ruído chieira o que pode ser?

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, tenho um cobra 148 gtl que ja foi para o conserto e volta sempro com o mesmo defeito, depois de dois tres diS de uso, o radio fica com um apito em usb e lsb, em am ele apita qua do eu aumento o ganho do microfone, o meu técnico ja trocou duas vezes o regulador de voltagem e vai para o pll, mais sempre acaba queimando e volta do o problema, alguem pode me ajudar? Por favor? jacksonkalbusch@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Boa noite professor é demais amigos.
    Estou morrendo com 148gtl cara preta News.
    Estou precisando muito de um esquema dele, quem puder me ajudar fico muito satisfeito.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Erculano, quanto ao esquema se vc ainda estiver precisando tenho por aqui e tambem vc perguntou por email qual seria o PLL que usa esse rádio, é o MC145106P. Caso qualquer dúvida me envie email py2mxh@gmail.com
      Forte 73!

      Excluir
    2. Já conseguiu? Se não, dê uma olhada aqui: https://www.4shared.com/postDownload/rEx2-Z0_ce/Cobra_148_GTL_NEW_MODEL___MIDL.html

      Excluir
  34. Bom dia, estou precisando dos esquema da substituição do TA 7222 pelo tda 2003 e não estou conseguindo achar na rede, é para um GTL 148 que literalmente achei no lixo(kk)Silvio Piracicaba

    ResponderExcluir
  35. Alguém por favor sabe como tirar o choro em banda?

    ResponderExcluir
  36. bom dia
    não sei se ainda está ativo este site, mas, tenho um problema, não tenho o esquema para ligar a parte interna do ptt, se puder me mandar via email, agradeço ou mesmo postar neste site como ligar os fios dentro o radio onde pluga o ptt. grato pu3asn, augusto

    ResponderExcluir
  37. Boa noite preciso de uma explicação tenho um vr 32plus (idêntico ao 22 plus)porém ele não tem tx ...poderia me orientar?

    ResponderExcluir
  38. Boa noite, alguém pode dispor do esquema do New Model ? Claro que precisa estar legível... 73 de PX2Z0900 Walter por Tatuí-SP

    ResponderExcluir
  39. Bom dia.

    Tenho um Radio Cobra 148 GTL e preciso que seja feito conserto e manutenção.

    Qual endereço posso contatar??

    Preciso de serviços profissionais para este conserto.

    Meu telefone é (091) 988848571 - Rogerio

    ResponderExcluir
  40. Tenho também endereço em São Mateus-ES e Paragominas-PA

    ResponderExcluir
  41. Excelente! Para nós, amantes desses Dinossauros das ondas de rádio, fico agradecido por dicas como estas... Muito úteis e funcionais. Valeeeeeooooo!!!

    ResponderExcluir
  42. prof boa tarde estou com um radio desses ele so apita nao recebe ,que poderia ser ?

    ResponderExcluir
  43. Buena tarde como faso para por mas 10new model

    ResponderExcluir
  44. olá muito Boa noite Prof: tenho um equipamento 148 gtl new model e estou seguindo as orientações como mostrado no blog mais não estou encontrando o CI 2SC 1883 qual seria o equivalente deste CI já O 2SC 1969 achei facilmente.

    ResponderExcluir
  45. olá muito Boa noite Prof: tenho um equipamento 148 gtl new model e estou seguindo as orientações como mostrado no blog mais não estou encontrando o CI 2SC 1883 qual seria o equivalente deste CI já O 2SC 1969 achei facilmente. - tenho outro endereço se possivel mande informações alex-teofilo@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2SC1883 É um transistor bipolar NPN Darlington e no lular você pode usar o BD651, BDW63D,BDW73D, 2SD1147

      Excluir
  46. Gostaria de saber onde fica para eu poder levar para arrumar meu cobra 148 gtl

    ResponderExcluir
  47. Olá ""Amigos boa tarde,admiro muito a atitude de voces,sempre procurando ajudar alguem em dificuldade, meus parabens , pois tambem estou com probema em um radio cobra 148gtl, chucrutado para os 40metros ja adqueri ele chucrutado/ porem funcionou ums dias depois parou tem ruido branco audio/e tocando no conector de antena da um pequeno cliq. não entendo como foi feito o chucrute, pois não tem plaquinha alguma interna instalada. alguem poderia me ajudar/ um grande abraço a todos. meu e-mail é emidiovicente-matos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prof. Solimar.
      São 63 comentários sem nenhuma resposta do senhor, o que aconteceu com o senhor, aqui virou um fórum de relatos de defeitos em transceptores sem respostas. Em 18 de Novembro de 2013 fiz um comentário ajudando a um amigo a tentar resolver um defeito em seu transceptor. Gostaríamos muito que o senhor respondesse a um só comentário. Mas se algo gravíssimo aconteceu com o senhor por favor desconsiderem estas palavras escritas totalmente.
      Waldir Cardoso. Blog Projetos e transceptores.

      Excluir
  48. Prof. Solimar.
    Aqui virou um fórum de perguntas sem respostas, se o senhor ainda estiver bem por favor olha os 63 comentários desde Janeiro de 2013 que não tem nenhuma resposta do senhor. O que aconteceu Prof. Solimar. Se algo grave aconteceu, desconsiderem estas palavras por favor.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  49. tenho m radio 148 GTL fabricado na malasia ele tem tx e rx so que o ponteiro do vu naõ movimenta e a luz naõ asende o que pode ser

    ResponderExcluir

NBR 5410 REV 2008 - BAIXE AQUI

A biblia do eletricista agora ta aqui com a ultima versao atualizada. so baixar. NBR-5410 REV 2008