Para que serve o aterramento?
Será que o aterramento ajuda a proteger meus equipamentos?
Uma haste é o suficiente para um aterramento?
Qual o melhor local para ser feito um aterramento?
Para que serve aquele fiozinho verde e amarelo atrás dos equipamentos elétricos?
Se você já pensou em algumas das perguntas acima, leia esse post e aprenda o que é e como fazer um bom aterramento.
Quando um raio cai em uma instalação elétrica a energia procura o caminho mais próximo até o solo, sendo assim tudo que estiver ligado na energia durante uma tempestade corre o risco de ser danificado pelos raios.
Será que o aterramento ajuda a proteger meus equipamentos?
Uma haste é o suficiente para um aterramento?
Qual o melhor local para ser feito um aterramento?
Para que serve aquele fiozinho verde e amarelo atrás dos equipamentos elétricos?
Se você já pensou em algumas das perguntas acima, leia esse post e aprenda o que é e como fazer um bom aterramento.
Boa tarde pessoal.
Vocês já se perguntaram o que é um aterramento? para que serve? e como fazer?
Vamos iniciar este estudo e no final vocês terão as informações necessárias para realizar este processo que garante o bom funcionamento dos aparelhos eletroeletrônicos.
nosso mundo hoje é baseado na energia, e como nós vimos nos posts anteriores, a energia elétrica é o componente fundamental para o funcionamento de quase todos os equipamentos atuais.
Mas nem tudo são flores. A energia é preciosa mas no processo de geração e transmissão podem ocorrer falhas que são fatais que danificam nossos equipamentos elétricos além disso temos os raios.
A cada segundo no mundo inteiro caem cerca de 8 raios e milhares de relâmpagos, mas ai começamos um assunto muito interessante: os raios.
O raio é uma descarga elétrica atmosférica onde a energia acumulada nas nuvens pelo atrito das gotículas de água, são descarregadas contra a terra na forma de um feixe luminoso que se movimenta da nuvem até o solo ou do solo até a nuvem.
Quando temos um raio é criado um canal por onde a energia armazenadas das nuvens são deslocadas até o solo, fazendo assim com que haja uma equipotencialização da nuvem e do solo , ou seja , ambos ficaram eletricamente descarregados.
Um raio pode ter milhões de volts e milhões de amperes, com isso, no momento que um raio "cai", a tensão e a corrente é tão alta que o grande deslocamento de elétrons acabam gerando atrito e queimam o ar ao redor, no momento desta queima é gerado um clarão ao qual damos o nome de relâmpago e que instantes depois ouvimos um barulho muito alto chamado de trovão, que nada mais é do que a onda de choque causada pelo aquecimento instantâneo do ar.
A função do ATERRAMENTO é criar um caminho mais fácil para que descargas atmosféricas (raios) e a energia estática acumulada nos próprios equipamentos possa ser direcionada até a terra sem ser transferida para o usuário, evitando assim os choques.
Com isso podemos verificar que, o aterramento deve ser bem feito para que não haja um bloqueio na condução de energia para a terra durante alguma anomalia elétrica.Um aterramento mau feito pode causar a queima de um equipamento facilmente,
Atualmente a EDP forneceu uma atualização da norma para aterramento (essa norma pode ser encontrada aqui no meu blog). Podemos verificar que é necessário uma resistência elétrica de no máximo 25Ω em qualquer época do ano e podemos utilizar quantas hastes forem necessárias para atingir esse valor.
Como fazer um aterramento??? veja agora o material necessário
Nenhum comentário:
Postar um comentário