Saiba como funciona e como realizar a troca da resistência em chuveiros elétricos.
Clique na imagem para ampliar |
O chuveiro elétrico é o dispositivo que mais consome energia nossas casas. Esse é de fato um fator relevante na hora de comprar um chuveiro. Quanto maior a potência, maior será o consumo desse equipamento. Para que não sabe ainda o chuveiro transforma a energia elétrica em energia térmica através de uma resistência de aquecimento que fica em contato constante com a água. Atualmente existem chuveiros com potências que variam de 1200W até 5000W, 7000W, cada um com suas características de funcionamento, controle remoto e todos os aparatos que encarecem o aparelho.
Por norma o condutor mínimo para a ligação dos chuveiros é de 6mm² para a fase neutro.
Uma coisa que não devemos esquecer é do condutor de aterramento em chuveiros elétricos, pois ele que fará a proteção do usuário caso haja uma fuga de corrente do neutro ou fase para a terra.Se esse condutor não estiver ligado, a corrente poderá descer pela água, e dar choques durante o banho.
Para você ter ideia essa corrente pode até escapar pela tubulação e quando você for desligar a válvula , poderá tomar um leve choque.
Passos para evitar acidentes
- Nunca mude a temperatura da água na chave superior enquanto o chuveiro estiver em funcionamento.
- Nunca ligue o chuveiro de vez e no máximo, isso faz com que possa vir ar pela tubulação e ligar a resistência e no momento que a água encostar nela haverá um choque térmico que fará com que ela se rompa.
- nunca utilize condutores com secção menor do que 6mm² na alimentação do chuveiro (sempre é bom olhar o manual do fabricante para saber qual e o melhor condutor para a potencia do chuveiro).
- Sempre faça um bom aterramento no chuveiro.
- Tente não fazer sauna no banheiro, pois quanto mais tempo você demorar , maior será o aquecimento dos condutores que podem vir a derreter e causar um curto circuito.
Trocando a resistência queimada
Nestas images podemos ver dois tipos de resistência para chuveiro elétrico.
Uma resistência queima por vários fatores sendo eles: Oxidação,Sobrecorrente,Superaquecimento,entre outros.
Tome muito cuidado , não utilize resistência para 127Vac em chuveiros com tensão 220Vac e vice versa.
Vamos ver neste vídeo como realizar a troca da resistência em um chuveiro Lorenzetti.
Qualquer dúvida podem comentar.
Vou fazer ASSIM.Interessante postagem.
ResponderExcluirSempre escolha um chuveiro de boa qualidade.
ResponderExcluirEu recomendo esta loja de material elétrico sp.
ResponderExcluirFenomenal a matéria de material eletrico em sao paulo . Amei!!!
ResponderExcluirótimo post, vou usar essas dicas na hora de trocar meus materiais eletricos zona norte sp, muito bom, me ajudou
ResponderExcluir